LS Quant » Como funciona o robô Quant IFR

Como funciona o robô Quant IFR

O robô Quant IFR é um robô baseado no oscilador IFR (Índice de Força Relativa) ou, do inglês RSI (Relative Strength Index). Este indicador foi criado por J. Welles Wilder e mede a velocidade e força da mudança dos preços.

O IFR produz um valor que varia de 0 a 100 indicando a situação em que o mercado se encontra naquele momento. Normalmente valores abaixo de 30 indicam que o mercado está sobre vendido ou subavaliado sinalizando o momento de compra, enquanto que, valores acima de 70 indicam que o mercado está sobre comprado ou superavaliado, sinalizando o momento de venda.

No robô Quant IFR2 a compra ocorre, por padrão, quando o valor do IFR estiver abaixo de 5, e, a venda quando o valor do indicador estiver acima de 95.

SINAIS DE COMPRA E DE VENDA

Por padrão, os sinais de compra e venda se formam quando o indicador IFR2 estiver abaixo de 5 ou acima de 95, respectivamente. Os sinais podem ser validados ou confirmados através dos filtros.

Exemplo de Compra

Ifr2-compra

A imagem acima ilustra um exemplo de compra: quando o robô identificar que o indicador IFR2 está abaixo de 5, e os filtros autorizarem a operação, uma ordem de compra à mercado será enviada. Além do indicador IFR estar favorável, esta estratégia espera que o preço de fechamento da barra anterior esteja menor que a média móvel configurada e que o preço atual esteja abaixo da máxima dos dois últimos candles.

O círculo identifica o candle com o fechamento que fez com que o IFR caísse abaixo de 5 e a seta azul voltada para cima indica o ponto onde efetivamente a ordem foi executada.

 

Exemplo de Venda

A imagem acima ilustra um exemplo de venda: quando o robô identificar que o indicador IFR2 está acima de 95, e os filtros autorizarem a operação, uma ordem de venda à mercado será enviada. Além do indicador IFR estar favorável, esta estratégia espera que o preço de fechamento da barra anterior esteja maior que a média móvel configurada e que o preço atual esteja acima da mínima dos dois últimos candles.

O círculo identifica o candle com o fechamento que fez com que o IFR subisse acima de 95 e a seta vermelha voltada para baixo indica o ponto onde efetivamente a ordem foi executada.

 

Parâmetros do Setup:

  • Período IFR: Esse parâmetro permite configurar o período que o indicador IFR vai operar, a estratégia original é baseada no IFR2, porém
  • Sobre Compra Entrada: Região do indicador IFR em que o robô ira executar uma ordem de comprar, ou seja, se no fechamento da barra anterior se o valor do IFR for maior que o valor definido nesse parâmetro, será gerado um sinal de compra.
  • Sobre Venda Entrada: Região do indicador IFR em que o robô ira executar uma ordem de venda, ou seja, se no fechamento da barra anterior o valor do IFR for menor do que o valor definido nesse parâmetro, será gerado um sinal de venda.
  • Média móvel saída: Indica a média móvel que será usada para saída do sistema, ou seja, após o preço cruzar acima da média de saída em um operação de venda, o robô sairá da posição.
  • Saída na compra IFR sobrecompra: Se o tipo de saída for “Saída IFR”o robô sairá de um operação de compra se o IFR atingir o valor de sobre compra do indicador do IFR.
  • Saída na venda IFR sobrevenda: Se o tipo de saída for “Saída IFR”o robô sairá de um operação de venda se o IFR atingir o valor de sobre venda, configurado no parâmetro “Sobre compra Entrada” do indicador do IFR.
  • Tipo de saída: 
    • Nenhum: Sai da operação somente quando tiver um sinal contrário ao do trade principal.
    • Media Móvel Saída: Executa a saída da operação quando o preço de fechamento cruza a média móvel no sentido contrário ao da entrada da operação.
    • Saída IFR: Executa a saída do trade de acordo com  os parâmetros saída na compra IFR sobrecompra e saída na venda IFR sobrevenda.

Para ver a configuração de outros parâmetros do robô clique aqui.