LS Quant » Como funciona o Quant Média Móvel

Como funciona o Quant Média Móvel

O robô Quant Média Móvel é um robô seguidor de tendências, baseado no modelo de Larry Williams, vencedor do torneio mundial de traders.

Nesta estratégia, utilizamos uma média móvel exponencial e basicamente compramos no rompimento da máxima do candle que fez a média virar para cima ou vendemos no rompimento da mínima do candle que fez a média virar para baixo. A estratégia utiliza três candles para determinar se a média virou para cima ou para baixo.

Após a entrada em uma operação de compra, o stop inicial só é definido após a média virar contra o movimento. O stop é então, colocado na mínima do candle que virou a média. Se o stop não for executado e a média virar novamente para cima, a posição permanece comprada. Na próxima virada da média o stop é reposicionado, novamente, na mínima do candle de a fez virar. Se o stop for alcançado, a posição é encerrada e uma nova posição é tomada nesta direção, ou seja, passa a ser vendida.

Na posição vendida o processo é o mesmo, porém invertido.

O sistema tem como um dos grandes benefícios pegar grandes trades que pagam o valor das sequências de pequenos stops que podem ocorrer.

 

SINAIS DE COMPRA E DE VENDA

Os sinais se formam de acordo com o preço do ativo em relação à média móvel configurada no robô. Os sinais podem ser validados ou confirmados através dos filtros.

Exemplo de Compra

MM-Compra

A imagem acima ilustra um exemplo de compra: quando o robô encontrar uma mudança na tendência de baixa para uma tendência de alta da média (chamados aqui de “virada” da média) é iniciado um sinal de compra, a ordem pode ainda não ocorrer, pois algum filtro pode impedir a compra nesse momento (por exemplo, filtro da média acima de 21 períodos).

Se os filtros autorizarem a operação o robô então coloca uma ordem pendente de compra acima da máxima do candle onde foi encontrada a virada de média (seta azul para cima) e ele só efetivamente irá comprar o ativo quando o preço chegar nesse ponto (rompimento da máxima).

O círculo identifica o candle que fez a média virar para cima e a seta azul voltada para cima indica o ponto onde efetivamente a ordem de compra foi executada.

Exemplo de Venda

MM-Venda

A imagem acima ilustra um exemplo de venda: quando o robô encontrar uma virada da média para baixo é iniciado o sinal, a ordem pode ainda não ocorrer, pois algum filtro pode impedir a venda nesse momento (por exemplo, filtro da média abaixo de 21 períodos).

Se os filtros validarem a operação o robô então coloca uma ordem pendente de venda abaixo da mínima do candle onde foi encontrada a virada da média (seta vermelha para baixo) e ele só efetivamente irá vender o ativo, quando o preço chegar nesse ponto (rompimento da mínima).

O círculo identifica o candle que fez a média virar para baixo e a seta vermelha voltada para baixo indica o ponto onde efetivamente a ordem de venda foi executada.

 

Parâmetros de configuração do Setup

  • Período da média: configura o período da média em que o robô vai operar.

 

Para ver a configuração de outros parâmetros do robô clique aqui.